William Davis apresenta 9 princípios básicos que podem lhe ser úteis em sua campanha SEM TRIGO.

  1. COMA LEGUMES E VERDURAS

Isso você já sabia. Os legumes e as verduras, em toda a sua assombrosa variedade, são os melhores alimentos sobre a face da Terra. Ricos em fibras e em nutrientes, como os flavonoides, eles deveriam formar o eixo da dieta de todo mundo. A incrível variedade de sabores e texturas e a versatilidade dos vegetais e verduras dão a todo mundo opções de escolha, conforme o seu paladar, que incluem a berinjela fatiada e assada com azeite e orégano; uma salada caprese, feita de rodelas de tomates, mozarela, manjericão; e até o nabo branco e gengibre acompanhando um peixe assado. AMPLIE SUA VARIEDADE DE VEGETAIS, indo além de seus hábitos costumeiros. Você irá se surpreender!

2. COMA FRUTAS

Enquanto legumes e verduras você pode comer em quantidades ilimitadas, as frutas devem ser consumidas com moderação. Elas devem fazer parte da nossa dieta, pois são fontes de fibras, flavonoides e muitas vitaminas,porém, em quantidades limitadas, por causa do seu nível de açucares.

3. COMA CASTANHAS E SEMENTES CRUAS

Amêndoas, nozes, pistaches, avelãs, castanhas-do-pará e castanhas-de-caju cruas são uma excelente pedida. Elas saciam e são repletas de fibras, óleos monoinsaturados e proteínas. Elas reduzem a pressão arterial e o colesterol LDL e consumi-las algumas vezes por semana pode aumentar em dois anos sua expectativa de vida.

Não há problema no consumo de castanhas e sementes, desde que sejam cruas. Leia o rótulo, pois algumas dessas castanhas e sementes podem ter sido tostadas em óleos de soja, torradas com mel, farinha de trigo, maltodextrina, amido de milho e sacarose. Evite essas combinações.

4.  FRITURAS, NUNCA!

Evite óleos poli-insaturados, como o óleo de girassol, de açafrão e o de milho. Prefira o azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, óleo de abacate e a manteiga de cacau. E NUNCA FRITE!

5. COMA CARNES E OVOS

São excelente fontes proteicas e de vitaminas e dê uma preferência a carnes magras e aos ovos que possuem um nível de gordura menor. Isso faz toda a diferença para quem quer perder uns quilinhos.

6. CONSUMA LATICÍNIOS

Creio que os adultos deveriam restringir os laticínios, com exceção do queijo, devido ao efeito insulinotrópico das proteínas do leite, isto é, a tendência apresentada pelas proteínas do leite de aumentar a liberação de insulina pelo pâncreas. ( O processo de fermentação necessário na produção do queijo reduz o teor de aminoácidos responsáveis por esse efeito). Os laticínios também deveriam estar em sua forma menos processada. Por exemplo, prefira o iogurte natural integral ao iogurte com açúcar, adoçado com xarope de milho e rico em frutose.

7. FUJA DAS TENTAÇÕES

Para quem tem o alvo de perder alguns quilinhos, retirar da dieta, DOCES, FRITURAS, REFRIGERANTES e BEBIDAS ALCOÓLICAS são parte ESSENCIAL para o sucesso do seu projeto.

8. CUIDADO!

O trigo pode estar escondido em determinadas preparações de alguns alimentos como:

Pães, farelos, Cuscuz, Crepe,Nhoque

Cerveja, Cafés flavorizados, chá de ervas feito com trigo, cevada ou malte, chá aromatizados, vodcas destiladas do trigo, uísque destilado de trigo ou cevada.

Cereais de farelo, flocos de milho, granolas, cereais de arroz ou de milho

Corantes artificiais, dextrinomaltose, Emulsificantes, maltodextrina, Amido, estabilizantes

Produtos industrializados como: sopas rapidas, carnes empanadas, salsichas, linguíça, salames, presuntos, molhos prontos, ketchup, molho de soja, curry,

9. FUJA DAS LANCHONETES!

Você terá poucas opções, ou nenhuma opção nesse ambiente. Por isso, invista na preparação da sua alimentação. Planejar o mês, a semana, e seu dia é de SUMA IMPORTÂNCIA para não cair em tentação.

Em caso de dúvidas, procure um profissional da nutrição para que possa te auxiliar nessas escolhas e preescrever os alimentos e quantidades que são importantes para a sua saúde, objetivos e estilo de vida.