IMG-20170405-WA0021

Como o sobrepeso se desenvolve? Quais os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento?

A sociedade tem-se mostrado ao mesmo tempo bondosa e cruel em sua percepção, variando seu ponto de vista desde um extremo relacionado a “problemas glandulares” eximindo de toda a culpa, até o outro extremo associado a compulsão, colocando total responsabilidade sobre o seu peso na balança.

Podemos citar 5 fatores que contribuem para o aumento de peso:

1) Genética
Há estudos que apontam que filhos de pais obesos têm tendência a se tornarem obesos no futuro. Além do fator biológico, os hábitos alimentares da família são um ponto relevante para explicar essa tendência. A explicação, ainda é discutida, pois o fator genético e o fator social interagem  para gerar a obesidade.
Cuidar da saúde e fazer um controle do peso é mais um ato em CONJUNTO do que individual. A casa inteira deverá criar hábitos alimentares saudáveis e fazer atividade física regular.

2) Maturação
Crianças e adolescentes com sobrepeso têm tendência a serem adultos obesos. A guerra com a balança começa cedo e deve ser levada a sério, pois, durante a fase de crescimento determinamos nossa quantidade de células adiposas que serão responsáveis pela quantidade de gordura que conseguiremos armazenar na fase adulta. ( leia mais: entenda onde começa a sua guerra com a balança. )

3) Nutricional

Hábitos alimentares errados com altos índices de teor de gordura e carboidratos, associados a má ingestão de nutrientes, favorece o aumento do peso corporal.
A ingestão de apenas 100kcal/dia a mais ( um bombom ), pode levar um ganho de 5kg por ano. Ou seja, ficar atento a sua alimentação é FATOR IMPORTANTE para evitar o aumento do peso corporal.

4) INATIVIDADE

Muitos estudos tem demonstrado que o excesso de peso esteja mais associado a falta de atividade física do que aos excessos alimentares.
A vida moderna com seus confortos e praticidade têm retirado da nossa rotina o esforço físico. Trabalhamos sentados, nos deslocamos em veículos ( carro, moto…. ) e nosso lazer, também é sentado no cinema, na mesa do bar, em casa com os amigos etc. Nossa rotina se tornou corrida e não sobra tempo para ir a academia ou fazer apenas uma caminhada.

Cada dia mais, ingerimos mais calorias e gastamos menos energia para viver. Vida sedentária além do excesso de peso, traz prejuízo a saúde e a qualidade de vida.

5) Função Endócrina

Aproximadamente 12 substâncias, que, ou são hormônios ou são dotadas de uma atividade hormônio-miméticas, foram identificadas como estando envolvidas no estímulo a lipogênese ( processo que armazena gordura ), enquanto outras 9 substâncias adicionais estimulariam a lipólise ( quebra de gordura ). Dessa forma, o sistema endócrino está intimamente relacionado ao controle de peso. . Consulta médica regular é importante para manter em equilíbrio as taxas de insulina, glicorticóides e hormônios sexuais ( testosterona e estrogênio )  para evitar o ganho de peso.

Quais desses fatores que são responsáveis pelo seu aumento de peso?
Chegou a hora de mudar essa história.

Todos esses fatores possuem a solução. Nada é definitivo. Você precisa apenas QUERER tomar as rédias da sua vida e TOMAR a ATITUDE de construir um novo corpo a partir de agora.

Seja #MELHOR ! Seja #LEFIT ! Seja #FELIZ !

Academia LEFIT
Rua josé Luiz Tanuri 110 – Ipiranga
Teófilo Otoni – MG
tel: 33.35225426 – Whatsapp: 33.988628626

http://www.academialefit.com.br

Anúncios