corrida e muscualçaõ

Que ninguém mais dúvida que a Musculação auxilia na performance do corredor, isto já é um fato, há ainda aqueles que por cultura ou por falta de informação não aderiram ao treinamento de força ( musculação ) como treinamento complementar para o corredor.

Os benefícios são inúmeros para os corredores que malham, entre eles destacam-se:

  • Menor incidência de lesões
  • 0timização da performance e redução do tempo de recuperação pós-treino
  • Melhora potência e força de velocidade
  • Melhor estabilização das articulações e melhor absorção do impacto pelo aumento da força muscular.

Lembrando SEMPRE que a musculação para corredores é um treinamento COMPLEMENTAR e deve AJUDAR A CORRIDA e não atrapalhá-la.

Então fica aquela pergunta no ar, como seria o treino de musculação para otimizar a corrida?

Seguem algumas dicas:

  1. Deve se ter em mente a periodização completa de corrida para elaboração do treinamento de força. Pois em período de base deve-se treinar com mais força, e em período específico, mais potência para otimizar a performance. Evite treinos de força pura antes de treinos longos na fase de base, e de potência antes de treinos de ritmo na fase especifica.
  2. Os membros inferiores devem ter lugar importante no treino de musculação. Não dar prioridade é um erro que trará prejuízo a sua performance.
  3. Os membros superiores fazem parte do treinamento. As pernas não correm sozinhas, o corpo se desloca junto e os braços precisam estar em perfeita harmonia de força para que sua corrida seja fluida e coordenada.
  4. Quanto maior a amplitude de movimento, melhor é a capacidade de contração muscular. Evite treinos com pequenas amplitudes que possam prejudicar sua técnica.
  5. Core bem ativado. Os abdominais e exercícios que trabalham o CORE devem ter um lugar especial no seu treino de musculação, pois eles serão responsáveis pelo seu controle postural durante sua corrida.
  6. Varie os equipamentos. Treine desde a maquina mais moderna até exercícios de pesos livres e funcionais. A variedade de exercícios e equipamentos fará seu corpo desenvolver uma coordenação intra e intermuscular mais apurada.
  7. Prefira executar os exercícios na posição em pé. Evite exercícios sentados. Assim você trabalhará melhor sua postura durante o esforço e fará transferência cognitiva para a corrida.
  8. Exercícios unilaterais e alternados tem o seu lugar de importância na musculação. Não esqueça de acrescentá-los no seu treinamento, fará toda a diferença na sua performance.

Então, borá malhar?!

Fica a DICA: Musculação é muito mais que estar dentro de uma sala cheia de equipamentos e pesos. É preciso ter um PLANEJAMENTO, com um BOM TREINO e um EXCELENTE profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA para que seja realizado um acompanhamento que te leve a resultados POSITIVOS, EFICIENTES E SEGUROS.

Seja #MELHOR ! Seja #LEFIT !

Academia LEFIT
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