Hoje em dia, já é comprovado cientificamente que todas as desordens no organismo tem caráter inflamatório, ou seja, quanto mais exposição a agentes inflamatórios, mais tendência a desenvolver doenças ou despertar as tendências genéticas que temos.

E o excesso de peso é um processo inflamatório!!!

Dentre tais agentes encontramos alguns alimentos, que por muitos anos foram colocados como saudáveis e outros fazem parte da cultura alimentar de séculos. Entretanto, com o progresso industrial, tais alimentos sofreram alteração na sua estrutura natural ou por mutação genética ou por acréscimo de aditivos químicos.

O nosso organismo não reconhece essas mudanças e reage a esses compostos como corpos estranhos, gerando então o processo inflamatório.

Os alimentos inflamatórios são trigo (devido ao glúten), laticínios (devido à caseína e lactose), carne vermelha (nitratos e nitritos), açúcar (alto índice glicêmico), alimentos diets e lights (aditivos químicos), alimentos industrializados em geral (congelados, embutidos, enlatados, ensacados).

Em certas condições de saúde é indicada a exclusão total destes alimentos, em outros casos cabe bom senso e controle de quantidade. Somente o nutricionista poderá avaliar as condições individuais, lembre-se disso.

Bertha Gazel - 
Nutricionista - CRN9-4940 - 
Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional - 
(33) - 3523-2597 
Facebook: Nutrição Le Mouvement - 
E-mail: berthaprates@hotmail.com