a1
GRÁVIDA pode fazer ATIVIDADE FÍSICA? Qual é a melhor modalidade?
 
Poder… pode… MAS, precisa de alguns CUIDADOS e CRITÉRIOS.
 
1) Se sua gestação está tranquila, sem nenhuma intercorrência, VOCÊ PRECISA da liberação do seu médico para praticar atividade física.
 
2) Independente da modalidade que você optar por praticar, da mais simples, até as mais intensas e complexas, você precisa entender que a atividade física deverá ser ADAPTADA a sua atual condição física.
 
O volume e intensidade do treino são as principais variações que precisam sofrer adaptações. Uma simples aula de hidroginástica ou pilates, se não for adaptada, pode ser extremamente prejudicial a fase gestacional. Por isso, fique atento ao planejamento DIÁRIO do seu treino, seja em qualquer modalidade que você escolher.
 
3) O Objetivo da atividade física na fase gestacional é manter o tônus muscular, fortalecimento das estruturas posturais, evitar as dores articulares e o aumento excessivo de peso.
 
Na gestação, não é hora de pensar em performance é hora de manter e conservar a saúde corporal. Por isso, a história construída com a atividade física ANTES da gestação É FUNDAMENTAL para a história que irá construir DURANTE a gestação.
 
4) Musculação é uma excelente modalidade para gestantes, pois é realizado em modo de TREINO PERSONALIZADO e não em treinos coletivos e em grupos. Isto é, a elaboração do treino de musculação leva em consideração a história da gestante com atividade física, a condição física atual dela, a idade gestacional e todas as outras intercorrências que pode acontecer. Além de ter o professor em constante acompanhamento, o treino é modificado periodicamente e pode ser adaptado a cada etapa gestacional. Os exercícios, intensidade e volume podem ser definidos e redefinidos a cada dia, o que não acontece em uma modalidade em grupo/coletivo, pois todo mundo faz a mesma coisa, da mesma maneira e na mesma intensidade.
 
5) O Educador Físico é o profissional habilitado e que estuda especificamente sobre as variações do treinamento e seu volume e intensidade. Por isso, CUIDADO ao realizar atividade física sem a orientação desse profissional.  Fazer atividade física envolve muito mais que escolhas de exercícios. Envolve conhecimento da intensidade que esses exercícios serão aplicados, qual o volume que será realizado, qual a pausa para que o organismo responda de maneira eficaz a esse volume e intensidade, como esses exercícios estarão distribuídos no treinamento e de que forma estarão sendo desenvolvidos são alguns dos critérios que precisam ser observados, para que UM SIMPLES MOVIMENTO seja eficaz.

Ou seja, um movimento se não realizado dentro de um contexto bem planejado, pode ser prejudicial ou simplesmente não trazer os benefícios propostos.
 
Na gestação, esse cuidados e critérios VOCÊ precisa estar ATENTA.
 
Treinar com SEGURANÇA e CONHECIMENTO gera RESULTADOS EFICAZES.
 
Seja #Melhor ! Seja #LEFIT !
33.35225426
Anúncios